top of page
Buscar
  • As Marias Eventos

Tradições e Superstições para o seu grande dia

Alguma coisa velha, alguma coisa nova, alguma coisa emprestada, alguma coisa azul... quem nunca foi supersticiosa?

Pois hoje nós de As Marias Eventos, especializadas em assessoria de casamentos, vamos te ajudar a lembrar de algumas das principais tradições e superstições para o grande dia. Afinal, não custa nada abusar um pouco a mais da sorte não é?

Então noivinhas, lápis e papel na mão para anotar os principais rituais e seus significados:

  • Algo novo, algo velho, algo emprestado e algo azul: o antigo costume se originou na Idade Média e já virou tradição por aqui. A ideia de usar algo novo simboliza o começo de uma nova etapa na vida enquanto a peça velha tem relação com o que a noiva foi antes do dia de seu matrimonio. Para simbolizar a união e confiança de uma amizade, nada melhor do que algo emprestado! E para finalizar, uma peça azul para representar a fidelidade dos noivos!

  • Ver a noiva somente no altar: uma das tradições mais antigas e que toda noiva segue a risca. O costume vem da época quando os casamentos eram acertados pelas famílias dos noivos e o noivo só podia ver a noiva no dia da cerimônia para não se arrepender no último instante.

  • Chuva de Arroz: o ritual que hoje pode ser substituído por bolinhas de papel e até papeis coloridos promete fertilidade ao novo casal. Vai dizer que não é lindo?!

  • Nada de pérolas: apesar de lindas e delicadas, as pérolas devem ser evitadas no dia do casamento, pois reza a lenda, que elas representam as lágrimas ao longo da vida de casado.

  • Dia da semana: Segundo tradições da Idade Média, o dia escolhido para a realização da cerimônia pode atrair ou não sorte ao casamento. As segundas-feiras representam o dia da lua que atrai abundância e fertilidade. As terças-feiras prega o ditado romano que: “na terça nem te case nem da tua casa te afaste” enquanto as sextas-feiras simbolizavam a deusa Vênus, deusa da beleza e do amor, responsável pelo amor eterno do casal.

  • Entrar com o pé direto na igreja: esse é daqueles velhos costumes que ninguém ousa a não fazer. Afinal diz o ditado que “tudo que começa bem, termina bem”.

  • Moeda no sapato da noiva: segundo o costume antigo, a moeda simboliza prosperidade, riqueza e homenageia a deusa da castidade, Diana.

  • Véu: em algumas culturas o véu da noiva pode representar a juventude e pureza. Já os mais supersticiosos acreditam que o véu ajuda a proteger a noiva dos maus espíritos, inveja e ciúmes dos convidados.

  • Barulhos, ruídos e música na saída da cerimônia: Tudo é valido quando se trata de espantar a má sorte e os maus espíritos: vale amarrar latas na parte de trás do carro dos pombinhos, tocar buzina e até colocar música alta no cortejo dos noivos até o local da festa.

  • Bordar ou escrever o nome das melhores amigas na barra do vestido: o costume ajuda a atrair casamento para as mulheres solteiras.

  • Bolo de Casamento: os noivos devem sempre cortar a primeira fatia juntos para ter uma vida de grande partilha.

Dicas anotadas?

Para uma assessoria completa do seu grande dia, não deixe de marcar um horário com As Marias Eventos e conhecer todos os nossos serviços. Esperamos você!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page