Buscar
  • As Marias Eventos

Tipos de cerimoniais: Judaico e Indiano

Hoje, no blog As Marias Eventos vamos dividir um pouquinho de algumas das tradições milenares de casamentos como a judaica e a indiana (hindu).

Após o boom da cultura indiana no ocidente, o casamento hindu vem se tornando uma das celebrações religiosas mais interessantes e que cada vez mais vem ganhando adeptos no Brasil.

O povo indiano é conhecido por suas crenças, adoração de deuses e uso de muitas cores e jóias. Riqueza é a palavra da ordem em uma cerimônia indiana!

Uma tradicional cerimônia hindu pode durar dias e envolve muito ritual em sânscrito com leituras de passagens e performances musicais.

Os casamentos hindus devem sempre acontecer em ambientes abertos sob um dossel conhecido como mandap que fica de frente para o fogo sagrado.

As noivas usam e abusam de pinturas de henna, jóias como a mangalsutra (colar com pedras pretas e fios de ouro que trazem vida longa ao casamento) e tecidos extremamente nobres e delicados com fios de ouro em seus sáris. Já os noivos usam um kafni , uma espécie de camisa longa que se estende até os joelhos por cima de uma calça. (turbantes são opcionais).

Os noivos chegam em uma procissão conhecida como Barat onde são ovacionados pelos convidados com muito dança e cantoria.

E claro que a fartura e riqueza não faltam na hora do jantar e mimos para os convidados!

Mazel Tov, agora vamos lá a outra cerimônia milenar, a judaica!

Uma cerimonia judaica é cheia de rituais e costumes nas quais criam uma ligação significativa entre o passado, o presente e o futuro.

O ritual já começa no pedido de casamento, onde a primeira cerimônia conhecida como tena’im é realizada e a quebra de uma placa é feita para simbolizar a destruição dos templos em Jerusalém. O ato existe para lembrar que, mesmo que o povo judeu esteja feliz hoje, ele ainda deve ficar triste com tudo o que aconteceu em seu passado.

Após a Tish, o ketubah (contrato de casamento judaico) é assinado pelo noivo, o rabino e duas testemunhas do sexo masculino. O ketubah pertence exclusivamente à noiva para manter como prova de seus direitos e responsabilidades do noivo para ela sob a lei judaica.

Antes do casamento a noiva recebe um banho ritualístico para limpar suas energias e receber seu noivo em estado de completa pureza. Também é tradicional os noivos não se encontrarem mais nos seis últimos dias antes do casamento.

Um dos elementos mais importantes no casamento judaico são as chuppahs, uma forma de dossel na qual remonta aos dias dos nômades judeus residentes nas tendas do deserto.

Dentro da chuppah, acontece o kiddushin (cerimônia de noivado) que começa com uma saudação e bênção sobre o vinho. Em seguida, vêm os anéis: o noivo recita uma frase aramaica antiga e coloca a aliança de casamento no dedo indicador direito de sua noiva - o dedo acreditado para ser conectado diretamente ao coração.

Outro elemento importante é a famosa quebra do vidro que vem sempre acompanhado do grito oficial: "Mazel Tov!", é hora de começar a festa!

Não deixe de marcar um horário com As Marias e ficar por dentro de todos nossos serviços de assessoria para o seu grande dia!

PLAYLIST As Marias
REDES SOCIAIS As Marias
ESTAMPAS As Marias
Facebook As Marias
Facebook As Marias
Facebook As Marias
Instagram As Marias
Instagram As Marias
Instagram As Marias
Pinterest As Marias
Pinterest As Marias
Pinterest As Marias
Canal As Marias
Canal As Marias
Canal As Marias
Novidades As Marias
Novidades As Marias
Novidades As Marias

1/9